terça-feira, 13 de novembro de 2012


O rádio e outras mais

Já me perdi das várias vezes que me peguei falando alto de alguma frase que ouvi pelo rádio. Ouvir rádio é uma viagem. Outros instrumentos de comunicação, principalmente a televisão, não nos dá a dimensão sonhadora e fantástica do que o rádio pode nos proporcionar, pois na grande maioria, estas outras vias de acesso já coloca disponível toda a beleza (imagem e som) daquilo que se quer transmitir. Já com o rádio, o poder de persuasão do locutor para com o ouvinte tem um Q a mais, de atenção, carinho e inteligência. O rádio teve um papel crucial no século XX, na transmissão de notícias, na divulgação de músicas e seus estilos variados (o samba, o jazz, o blues, o rock), e que mudou o modo de pensar e de sentir da população mundial. Pode-se dizer que hoje isso não seja mais necessário. Com o advento das tecnologias digitais, o rádio tenha ficado obsoleto. Concordo em termos, pois o que se facilitou foi a disponibilidade de dados; tudo “realmente” ficou à mão. Um antigo LP, você “baixa”; aquele álbum muito famoso do fulano de tal, “tá na mão”. Mas a transmissão de informação ao vivo, pelas emissoras de rádio, não há perda de qualidade e velocidade. E outra: do outro lado há a voz humana, e não um bipe ou dois. A segurança na voz e na  qualidade da informação nos passa mais credibilidade que o conjunto imagem-som da televisão. Ouvir um noticiário, um evento esportivo nos prende mais a atenção, além de nos levar à imaginação a cena referida. Um jogo de futebol é típico isto: Uma narração do incrível Osmar Santos (Rádio Globo de São Paulo) nos anos 1980 ou do atual narrador oficial da Itatiaia de Belo Horizonte dos jogos do Glorioso Clube Atlético Mineiro, o Mário Henrique “Caixa” são exemplos da transmissão de imagens de jogadas através das ondas do rádio. E hoje, o rádio está mais vivo do que nunca. Novos aparelhos, sejam eles digitais ou transistorizados ou mesmos os antigos e charmosos valvulados (dos grandes botões e caixa de madeira) captam emissoras tradicionais e novas, que nos chegam a cada instante; é só procurar. Faço uma pequena lista de emissoras, horários e programas para quem quer viajar nas ondas do rádio, que já captei daqui de Paracatu:

Emissora / Sintonia
Programa
Dias / Horário
CulturaBrasil  de SP - 1200 AM
Música MPB
Música raiz de qualidade
Noite
Domingo - manhã
Nacional do Rio de Janeiro – 1130 AM
Música MPB
“Musishow”
Noite
Sábado e Domingo - noite
Inconfidência de BH, MG – 6010 OC  e 880 AM
“Túnel do Tempo” - músicas anos 60,70,80

“Feito em casa”
“Clube da Saudade” - serestas e boleros
“Anos Dourados”- músicas e comentários
“Estudio F”
Sábados – 8:30 manhã


Terças – noite
Todos os dias – noite

Domingo – manhã

Sábado e domingo - tarde
Itatiaia de BH , MG – 610 AM e 5970 OC
“Turma do bate bola” - futebol comentado
“Noite Livre” - humorístico
“Boa Tarde” - música anos 60,70,80 e 90
Jornal da Itatiaia
Todos os dias – 18:00 h

Todo dia – noite
Sábado – 14:00 h

Todos os dias – 6:30 h
Bandeirantes de SP – 840 AM e 6090 OC, 9645 OC.
“O Pulo do Gato”, com José Paulo de Andrade – noticiário
Jornal Primeira Hora
“Arquivo musical” - músicas anos 60,70,80
Esportes, com Milton Neves
Todos os dias – manhã

Todos os dias – manhã
Domingo – manhã (6 as 8)

Domingo – 9 horas


Outras emissoras captadas: Rádio Globo do RJ - 1220 AM,  Rádio Capital SP – 1040 AM, Rádio Tupi RJ – 1280 AM, Rádio Nacional Brasília 980 AM,  Rádio MEC RJ – 800 AM,  Rádio Estadão ESPN – 700 AM (antiga Eldorado).
Nota importante: na sua captação dessas rádios em Ondas Médias (OM ou AM) faça a sintonia e coloque o rádio em várias posições, girando-o lateralmente, não precisa abrir a antena (boa recepção noturna). Existem emissoras com a mesma sintonia; vale aí o uso de uma antena de AM, direcional, para selecionar o sinal daquela emissora desejada (como a CulturaBrasil de SP e a Super Rádio Clube de Fortaleza nos mesmos 1200 Mhz). Já na captação de ondas curtas (OC ou SW- short wave), é necessário a antena totalmente aberta ou até mesmo uma antena externa (recepção dia e noite). Faça sua escolha,  boas escutas e bom divertimento.

Mauro Ianhez é engenheiro agrônomo e radioescuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário